“Sabemos a sua senha”

É possível que já tenha recebido uma mensagem de e-mail com este assunto.

É um esquema de Phishing (ir à pesca) para tentar que alguém entre em pânico e pague o valor estipulado pelos “hackers”.

A mensagem afirma que o remetente instalou malware no seu computador para obter acesso aos seus dados, ao ambiente de trabalho e à webcam. Diz ainda que tem registos que visitou sites de vídeos adultos, que a camara foi usada para gravar um vídeo de suas atividades e outro software foi usado para obter listas de contatos do Facebook, e-mail e outros lugares. O remetente pede uma quantia em Bitcoin e quer que seja enviado para um endereço dentro de um dia. O não cumprimento levará à publicação do suposto vídeo e à informação de todos os contatos sobre o mesmo. Não se assuste: é um esquema.

Vamos por partes. (Estes e-mails são apenas de texto pelo que podem ser abertos. Faça-o apenas uma vez, no primeiro que receber. Se tiver algum anexo ou link, apague-os sem abrir)

O que consta na mensagem ?

  • Na mensagem vem descrita uma senha que usa actualmente ou já usou.

Como é que eles sabem ? As formas mais comuns são:

a)  Utilizou o seu e-mail e a senha correta para se registar num site que foi pirateado. Solução: Crie um e-mail só para registos com uma senha diferente e nunca use o seu endereço de e-mail verdadeiro com a senha correta.

b)  A senha era simples e foi descodificada. Solução: Utiliza senhas complexas difíceis de “quebrar”

c)  Ligou-se a uma rede wifi grátis sem senha. Solução: Nunca se ligue a redes wifi abertas.

Seja como for, a primeira coisa que tem de fazer é alterar essa senha. Use uma senha complexa com letras maiúsculas, minúsculas, algarismos e de preferência pelo menos um símbolo como por exemplo  ! , $ % & ( ) #.  Evite usar coisas óbvias como o seu nome ou palavras que se encontram num dicionário. São as mais fáceis.

  • Na mensagem não vem descrita nenhuma senha ou a mesma está errada.

Bem… tentar não custa, pensam eles. Se a sua senha atual é simples, aproveite e mude-a para uma mais complexa.

A única forma de combater este esquema é nunca usar o seu e-mail para se registar em sites e usar senhas complexas. Se precisar mesmo registar-se num site com o seu endereço de e-mail, registe-se com uma senha diferente.

Lembre-se: nunca use a senha correta do seu mail em mais lado nenhum.

Deixe uma resposta