Ligaram-me do estrangeiro

Ligaram-lhe do estrangeiro mas só tocou uma vez ?
Não ligue de volta. O golpe é chamado de “Wangiri”, uma frase japonesa que significa “um toque e corte”. Este esquema foi muito utilizado em 2012 e voltou agora.

Os atacantes usam computadores para fazer milhares de chamadas aleatorias. A ideia é apelar à sua curiosidade para ligar de volta. Se o fizer está a ligar para um número de valor (muito) acrescentado onde farão de tudo para o manter em linha. Podem ser mantidas em linha por vários minutos a ouvir uma gravação de que venceram um concurso ou que um amigo está a tentar entrar em contacto, ou simplesmente a ouvir uma gravação de um telefone “a chamar” como se a sua ligação ainda não tivesse sido atendida.

Na duvida copie o numero e procure no Google para saber o país de origem. Alguns países tem indicativos internacionais que se confundem com os nossos (Ex: Algeria +213 ou Senegal +221)

“Sabemos a sua senha”

É possível que já tenha recebido uma mensagem de e-mail com este assunto.

É um esquema de Phishing (ir à pesca) para tentar que alguém entre em pânico e pague o valor estipulado pelos “hackers”.

A mensagem afirma que o remetente instalou malware no seu computador para obter acesso aos seus dados, ao ambiente de trabalho e à webcam. Diz ainda que tem registos que visitou sites de vídeos adultos, que a camara foi usada para gravar um vídeo de suas atividades e outro software foi usado para obter listas de contatos do Facebook, e-mail e outros lugares. O remetente pede uma quantia em Bitcoin e quer que seja enviado para um endereço dentro de um dia. O não cumprimento levará à publicação do suposto vídeo e à informação de todos os contatos sobre o mesmo. Não se assuste: é um esquema.

Vamos por partes. (Estes e-mails são apenas de texto pelo que podem ser abertos. Faça-o apenas uma vez, no primeiro que receber. Se tiver algum anexo ou link, apague-os sem abrir)

O que consta na mensagem ?

  • Na mensagem vem descrita uma senha que usa actualmente ou já usou.

Como é que eles sabem ? As formas mais comuns são:

a)  Utilizou o seu e-mail e a senha correta para se registar num site que foi pirateado. Solução: Crie um e-mail só para registos com uma senha diferente e nunca use o seu endereço de e-mail verdadeiro com a senha correta.

b)  A senha era simples e foi descodificada. Solução: Utiliza senhas complexas difíceis de “quebrar”

c)  Ligou-se a uma rede wifi grátis sem senha. Solução: Nunca se ligue a redes wifi abertas.

Seja como for, a primeira coisa que tem de fazer é alterar essa senha. Use uma senha complexa com letras maiúsculas, minúsculas, algarismos e de preferência pelo menos um símbolo como por exemplo  ! , $ % & ( ) #.  Evite usar coisas óbvias como o seu nome ou palavras que se encontram num dicionário. São as mais fáceis.

  • Na mensagem não vem descrita nenhuma senha ou a mesma está errada.

Bem… tentar não custa, pensam eles. Se a sua senha atual é simples, aproveite e mude-a para uma mais complexa.

A única forma de combater este esquema é nunca usar o seu e-mail para se registar em sites e usar senhas complexas. Se precisar mesmo registar-se num site com o seu endereço de e-mail, registe-se com uma senha diferente.

Lembre-se: nunca use a senha correta do seu mail em mais lado nenhum.

Hackers chineses roubam conversas da UE durante anos

Phishing

Diplomatas da UE foram fácilmente enganados por emails falsos.

As pessoas falam muito sobre hackers sofisticados, mas não houve nada de sofisticado neste ataque. Os hackers entraram nos sistemas de Chipre através de uma comum operação de phishing dirigida a diplomatas locais. Por email estes responsáveis foram levados a introduzir informações pessoais (como palavras-passe) em páginas criadas para serem confundidas com sites oficiais.
A partir dos sistemas cipriotas, os atacantes conseguiram ter acesso às palavras-passe necessárias para entrarem nas bases de dados da União Europeia.
Muitos destes sites podem ser bloqueados utilizando software de proteção barato. Nunca responda a emails que lhe pedem para confirmar os seus dados.

Neste site comparam os testes independentes feitos a 26 fabricantes e recomendam os melhores (e mais baratos)

Os antivirus não são todos iguais. Comparamos testes independentes e escolhemos os melhores

Depois do CITIUS… o INPI !

Datacenter do INPI aqueceu em Agosto

Calor paralisou sistema informático de Organismo do Estado.


Servidor do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial)
avariou devido a excesso de temperatura na primeira semana do mês de Agosto.

Durante 29 dias o organismo esteve apenas parcialmente operacional e ainda hoje há problemas por resolver. Há mais de 1500 pedidos de marca que estão atrasados e agentes e advogados não têm acesso a informações essenciais. Exemplo do aparente caos está ainda “a atribuição de dois números de registo ao mesmo pedido”

“A avaria de uma das máquinas que suporta a estrutura informática” deu-se, segundo o INPI, pelo “excesso de temperatura que se verificou em Lisboa durante a primeira semana de agosto”


A Associação dos Consultores em Propriedade Industrial (ACPI), considera a situação inaceitável, e questiona “a segurança dos dados e o acautelamento do sistema, incluindo o mero controlo da temperatura”.

Segundo o INPI não há previsão para a completa normalização.


Google pensa que o futuro da internet é… o e-mail

Futuro da internet vai ser o “velhinho” mail

Google email
O futuro da internet vai ser … o email

Preocupada com a experiência de navegação dos utilizadores, a Google vai tornar o e-mail muito mais interativo para evitar que se abram aplicativos diferentes e a navegação se torne confusa. Com a nova tecnologia (AMP para e-mail), pode inserir e navegar no conteúdo, dentro da janela do email. Não precisará deixar a  mensagem para navegar no conteúdo.

Na realidade, o problema é que os algoritmos do Twitter, Facebook e Instagram podem enviar conteúdo promocional de forma orgânica, ou seja, sem pagar. E isso pode ser um grande problema para empresas como… a Google. O e-mail contínua a ser a melhor tecnologia para se controlar quem clicou no quê, onde e quantas vezes.

Em resumo, em vez de transferir o utilizador de um e-mail para a web e vice-versa, o e-mail vai-se tornar a web. E isso vai romper a ideia atual de uma App para cada coisa.

Script do Game of Thrones roubado por hackers à HBO

Game of Thrones

Um grupo de hackers afirma ter roubado o roteiro de um próximo episódio Game of Thrones e outros dados da empresa de entretenimento HBO.
O grupo diz que tem 1,5 terabytes de dados da empresa e publicou episódios de outra série online, e afirmando que mais material seria lançado “em breve”.
A HBO confirmou que experimentou um “incidente cibernético”.Os relatórios disseram que o roteiro supostamente roubado parece ser do 4º episódio da atual temporada sete.
“Olá a toda a humanidade”, escreveram os hackers. “A maior fuga da era do espaço cibernético está a acontecer”.

O meu carro não pega quando compro gelado de baunilha

A denúncia foi recebida pela antiga Divisão Pontiac da General Motors: ‘Esta é a segunda vez que vos escrevo, e não os culpo por não me responderem mas sempre que compro gelado de baunilha o carro não pega. Se escolher qualquer outro sabor o carro pega à primeira”.

Por uma questão de imagem, a Pontiac pediu a um engenheiro que iria passar por perto para falar com o reclamante.

oldcarPara exemplificar, foram à loja comprar gelado de baunilha e para grande surpresa do engenheiro o carro não pegou mesmo. No dia seguinte foram comprar gelado de chocolate e pegou. No outro foram comprar gelado de morango e pegou. Ao terceiro dia voltaram ao gelado de baunilha e novamente o carro não pegou.

Intrigado o engenheiro continuou a fazer testes. Tomou nota de todas as variáveis (hora do dia, tempo de viagem, temperatura e humidade do ar, tipo de combustível..) até que notou que por ser um sabor mais popular, a baunilha estava numa vitrine na parte da frente da loja enquanto os outros sabores estavam noutra na parte de trás da loja.

Nessa altura os carros não tinham injeção eletrónica e os motores precisavam arrefecer o suficiente para voltar a ligar. Como o gelado de baunilha estava mais próximo o tempo de espera era insuficiente para o motor arrefecer.

O teclado QWERTY foi desenhado para o atrasar

A disposição das teclas QWERTY foi patenteada por Christopher Sholes em 1868 e vendida à Remington que fabricou as primeiras máquinas de escrever.

qwertyEsta disposição de letras tinha como principal objetivo, evitar que as teclas ficassem presas quando se dactilografava muito depressa afastando as teclas mais comuns na lingua inglesa.

Posteriormente foram criados outras disposições de teclados. Num deles, o teclado DVORAK, o utilizador move os seus dedos por uma distância menor em 42% comparando o teclado QWERTY.
No entanto este sistema nunca foi adotado em larga escala pois obriga a uma reaprendizagem.

Malware rouba quase todos os dados de iPhones. Atualize o seu telefone!

O malware Trident terá sido desenvolvido por israelitas e foi detetado por investigadores do Citizen Lab e da Lookout. Esta é uma das mais invasivas e poderosas ameaças mobile detetadas, explica o Motherboard.

apple-virusO software pretende infetar silenciosamente os iPhones e intercetar os dados e as comunicações. «Basicamente rouba toda a informação no telefone, interceta todas as chamadas e todas as mensagens, rouba os emails, os contactos, as chamadas de FaceTime (…) Rouba toda a informação na app Gmail, todas as mensagens no Facebook, toda a informação do Facebook, tudo do Skype, WhatsApp, Viber, WeChat, Telegram, etc», explicou o vice-presidente da Lookout.

A solução para não ser vítima deste malware passa por atualizar a versão do iOS para a 9.3.5. Deve fazê-lo de imediato.

http://exameinformatica.sapo.pt//noticias/software/2016-08-26-Malware-rouba-quase-todos-os-dados-de-iPhones.-Atualize-ja-o-seu-telefone

Posso fotografar pessoas na rua sem consentimento?

Posso fotografar pessoas na rua ?

A pessoa fotografada na rua tem o direito a exigir que o fotógrafo apague a fotografia ou, no caso da fotografia analógica, lhe entregue o rolo ?

Ao contrário do que muitos pensam, a resposta é… não !

O  problema jurídico da fotografia é o seu conflito com o direito à imagem e com o direito à reserva da vida privada.

Manuel Vilar de Macedo é um jurista que tem por hobby a fotografia. Tem um blog onde fala sobre fotografia e fala sobre a Lei em  http://numerofblog.wordpress.com.

Segundo ele e em resumo:

  • Os fotógrafos de rua podem tirar fotografias sem consentimento quando estas sejam figuras públicas, eventos públicos ou a imagem surja enquadrada em locais públicos.
  • Podem fazer a difusão (internet, exposições e livros) de imagens de pessoas desde que sejam em espaços públicos ou com fins culturais. Só é proibida quando constitua ofensa à honra, reputação ou simples decoro da pessoa visada. Se o foco for uma pessoa em particular não pode ser exposto, publicado ou lançado no comércio sem o seu consentimento.